Dois dos principais concorrentes de Kamala Harris à Casa Branca dentro do Partido Democrata desistiram de disputar a Presidência dos EUA e anunciaram apoio à atual vice-presidente nesta segunda-feira (22). Com isso, desde que Biden anunciou sua desistência, cinco dos principais democratas cotados saíram da corrida e expressaram apoio à atual vice.

Gretchen Whitmer, governadora do estado do Michigan, e J. B. Pritzker, de Illinois, passaram a apoiar o nome de Harris para encabeçar a chapa democrata contra Donald Trump.

Com isso, já são cinco os nomes de pré-candidatos democratas que apoiam Kamala Harris abertamente. Os outros são:

  • Gavin Newsom, governador da Califórnia
  • Josh Shapiro, governador da Pensilvânia
  • Dean Phillips, deputado por Minnesota

O senador de Ohio Sherrod Brown também era um nome cotado para concorrer contra Harris dentro do partido, mas ainda não se manifestou.

Após deixar a disputa, Biden anunciou apoio a Kamala e, logo, ela começou a receber apoio de outros políticos do partido e membros influentes democratas como Bill e Hillary Clinton.

Outros governadores democratas já manifestaram apoio a Harris:

  • Tim Walz, de Minnesota
  • Wes Moore, de Maryland
  • Andy Beshar, de Kentucky
  • Tony Evers, de Wisconsin

 

Entretanto, nomes importantes, como o ex-presidente Barack Obama e a ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi se mantêm neutros em relação à sucessão de Biden.

A lista de nomes apoiando Kamala foi aumentando ao longo da tarde e da noite de domingo (21), e partiu, inclusive, de alguns nomes fortes no partido, que poderiam ser concorrentes da vice-presidente para conseguir a indicação à candidatura. É o caso dos governadores da Califórnia e da Pensilvânia, Gavin Newsom e Josh Shapiro, respectivamente.

Newsom e Shapiro não haviam endossado Kamala em seus primeiros pronunciamentos, mas horas depois declararam apoio à vice-presidente. “Farei tudo ao meu poder para ajudar a eleger Kamala Harris como a 47ª presidente dos EUA”, disse Shapiro. “Com nossa democracia em jogo, ninguém é melhor para vencer a visão sombria de Trump que Kamala”, afirmou Newsom.
O deputado de Minnesota Dean Phillips, que foi candidato brevemente nas primárias democratas no início do ano e poderia ser um potencial concorrente de Kamala, disse que concorda com Obama em um processo “breve, transparente e competitivo” para escolha do candidato democrata.

O que dizem outras vozes do partido
Dmitri Mehlhorn, conselheiro de Reid Hoffman, fundador do LinkedIn e grande doador democrata, declarou apoio a Kamala Harris e a chamou de “o sonho americano personificado”, observando que ela é filha de imigrantes: “mal posso esperar para ajudar a eleger a Presidente Harris.”

O senador dos EUA Peter Welch, o primeiro democrata do Senado a pedir para Biden desistir de sua candidatura à reeleição, também pediu um processo aberto para nomear um novo candidato do partido.

 

 

 

 

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *