Stephen Crabb, Andrea Leadsom, Liam Fox, Theresa May e Michael Gove concorrem ao cargo de premiê britânico. Partido Conservador iniciou processo de escolha para sucessor do David Cameron nesta terça-feira (5) (Foto: Reuters)

Os 330 deputados do Partido Conservador britânico começam nesta terça-feira (5) a votar em seu novo líder. O vencedor dessa disputa substituirá o primeiro-ministro britânico, David Cameron, que decidiu deixar o cargo após o referendo que optou pela saída do Reino Unido da União Europeia. A ministra do Interior, Theresa May, aparece como favorita.

O novo premiê britânico irá ativar o Artigo 50 do Tratado Europeu de Lisboa, que notifica oficialmente a ruptura do Reino Unido com a União Europeia e dá início a um período de negociações de dois anos.

Theresa May defendeu a permanência, mas se expôs pouco durante a campanha da Brexit. Ela já deixou claro que aceita o resultado do referendo. “Brexit é Brexit”, declarou, ao apresentar sua candidatura. Porém, ela se apresenta como a pessoa capaz de unir um partido divido.

A 1ª rodada de votação começa nesta terça, mas a expectativa é de que o novo líder seja conhecido até no máximo 9 de setembro. Até lá, às terças e às quintas estão previstas novas votações, em que o candidato menos votado será eliminado. Quando restarem apenas dois, os 150 mil militantes do partido farão a escolha final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *