O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Natal, divulgou nesta quarta-feira (12) a pesquisa de preços dos ovos de chocolate para a Páscoa. De acordo com a pesquisa, comparando os preços atuais com os preços do mesmo período de 2016, nota-se um aumento médio de 13,62%. (Veja a lista completa AQUI)
Foram analisados 16 estabelecimentos entre supermercados, hipermercados, lojas de departamento e lojas especializadas. O objetivo desta pesquisa é orientar os consumidores em suas compras neste período, e também, verificar possíveis diferenças de preços entre os estabelecimentos.
Uma das constatações desta pesquisa é que os preços dos ovos de chocolates 25 e duas caixas de bombom tiveram redução de preço médio em relação à pesquisa anterior. Quanto às caixas de bombons, foi constatado aumento na média de (5,41%) considerando a relação das duas semanas pesquisadas. No comparativo anual em relação a 2016, houve um aumento em média de (16,69%).
A pesquisa foi realizada nos dias 20 a 24 e 27 a 31, abrangendo 42 tipos de ovos das marcas Garoto, Lacta e Nestlé e três tipos de caixas de bombons das marcas Lacta, Garoto, Nestlé. Em total de 45 tipos variados de ovos de chocolates.
Das marcas pesquisadas, levando em conta a variedades de ovos a disposição dos consumidores, a Nestlé foi a que teve maior redução dos preços de seus produtos comercializados com 81,81%. A Garoto com 72,72% de seus produtos e a Lacta, mesmo com maior variedade, teve apenas 38,88% de seus produtos com redução dos preços em uma variação semanal.
Para uma melhor análise da variação dos preços médios, é considerada a grama do chocolate assim a variação por cada 100g tomando as três principais marcas de fabricantes de chocolate encontradas pelos pesquisadores no mercado, e no comparativo com o mesmo período de 2016 constata-se que os ovos de chocolates tiveram aumento em média como mostra tabela abaixo com fabricante, preço da grama com ano e variação.
Fonte: G1RN