A Cozinha Popular do Litoral Sul Potiguar foi lançado por seis professores — Foto: Divulgação
A Cozinha Popular do Litoral Sul Potiguar foi lançado por seis professores — Foto: Divulgação

Seis professores do Rio Grande do Norte lançaram neste mês de outubro o livro ‘A cozinha popular do litoral sul potiguar’, que mostra 121 receitas típicas da região, desvendando aspectos culturais, históricos e socioeconômicos que envolvem os pratos.

Segundo os autores, a ideia do livro é resgatar e valorizar a cultura da Microrregião do Litoral Sul do RN. A publicação apresenta pratos salgados, doces e bebidas, mas também mostra uma leitura afetuosa sobre os responsáveis por essas cozinhas.

“Em conformidade com o olhar de cada pesquisador, visibilizamos as relações entre a alimentação e outras dimensões da vida dos habitantes dessa região, atestando que a comida ultrapassa consideravelmente sua função nutricional”, explicou o organizador, professor Nilton Xavier.

Além dele, escreveram o livro Ana Cristina Pereira, Anísia Galvão, Darlyne Fontes e Sandra Maria Campos, todos do IFRN campus Canguaretama. A produção foi entre 206 e 2018 e fez parte de um projeto de pesquisa da instituição.

Ao todo, 23 locais, entre estabelecimentos e casas, foram visitados na investigação das práticas culturais mais características da cozinha popular na região.

“Procuramos ressaltar o protagonismo feminino, a complexidade dos conhecimentos estimados como ‘banais’ e ‘cotidianos’ implícitos no dia a dia e também nos afetos expressados na cozinha, elementos incontestes das técnicas de preparação e das tradições alimentares eleitas”, disse Nilton.

Estiveram no roteiro as cidades de Arez, Baía Formosa, Canguaretama, Espírito Santo, Goianinha, Montanhas, Pedro Velho, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul e Vila Flor.

Pontos abordados

Segundo os autores, os mercados, bares, restaurantes e lanchonetes podem ser valorizados pelo poder público a fim de se tornarem atrativos turísticos e, assim, contribuírem mais efetivamente com o desenvolvimento econômico e sociocultural da região.

A pesquisa mostra ainda indícios de escassez alimentar, promovida pelo modelo agrícola da monocultura. Já a agricultura familiar foi vista pelos professores como via para garantir a diversidade de alimentos nas mesas.

Baseado nas experiências gastronômicas e humanas vividas durante a pesquisa, o livro passeia pelas áreas da arte, antropologia, história, zootecnia, agronomia e turismo.

Capítulos

O livro se divide em seis capítulos: “As mulheres da Cozinha Popular”, por Ana Cristina Pereira Lima; “A agricultura familiar e a cozinha do litoral sul potiguar”, por Anisia Karla de Lima Galvão; “Alimentação e turismo: uma relação, muitas facetas”, por Darlyne Fontes Virginio; “A dimensão dos afetos na Cozinha Popular”, por Nilton Xavier; “A importância da segurança alimentar para a perpetuidade da cozinha regional”, por Sandra Maria Campos Alves, e “Singularidades socioculturais da culinária local”, por todos os autores.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *