Alunos e professores da rede pública de ensino, participantes do projeto “Construindo novos olhares: quando a imagem fala e representa” (aprovado pelo “Estúdio P” no Fundo de Incentivo a Cultura de Natal 2013), concluem o processo de fomento das artes visuais no ensino básico do município com o lançamento de um livro virtual e realização de uma exposição fotográfica na Galeria do Surto Cultural, no dia 28 de Março.
O projeto contemplou três escolas da rede pública municipal, a E. M. Luiz Maranhão Filho, E. M. Celestino Pimentel e E. M. Professora Terezinha Paulino de Lima. As oficinas, realizadas de Junho a Outubro com os professores e de Outubro a Dezembro com os alunos, envolveram a introdução ao ensino teórico e prático da fotografia contemporânea, sendo desenvolvidas a partir dessa nova linguagem o olhar individual de cada um, aluno/professor, e de seu universo.
Participaram até o final do projeto nove professores, e a previsão de contemplar 60 alunos felizmente foi acrescida para a participação de 67 ao total. Cada escola teve um perfil de participação, e a carga horária prevista por oficina foi ultrapassada em todas as escolas participantes. Os alunos que participaram até o final foram contemplados com seus resultados na publicação e exposição, com curadoria de Pablo Pinheiro, coordenador do projeto.
“A alfabetização visual é um desafio para todos. O processo de aprendizagem de uma nova linguagem, que trabalha a percepção, a sensibilidade do olhar e a comunicação através da imagem parece fácil, mas exigiu dedicação. Os professores e alunos que participaram das atividades foram estimulados a compartilhar este conhecimento e processo, além de desenvolverem seus discursos”, comenta Pablo.