Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (30), o Plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou em segunda votação o Projeto de Lei de autoria da vereadora Júlia Arruda (PSB) que institui a Paraolimpíada de Natal. A iniciativa visa estimular a prática desportiva entre as pessoas com deficiência, além de qualidade de vida e hábitos saudáveis.
“O esporte é um instrumento de inclusão social e existem muitos talentos que precisam apenas de uma oportunidade para brilhar. Neste momento, lembro o nosso conterrâneo Clodoaldo Silva, campeão paraolímpico da natação que honrou o Brasil com grandes vitórias”, destacou a vereadora Júlia Arruda, ao ressaltar que a Prefeitura deve firmar parcerias com instituições públicas e privadas para realizar a paraolimpíada.
De acordo com o vereador Sandro Pimentel (PSOL) a proposta é positiva porque incentiva o debate sobre a questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais em todos os recursos da sociedade. “Espero que o prefeito não vete a matéria. Se vetar, a autora do projeto pode contar com meu voto para derrubar o veto”, afirmou.
Também foram aprovados em segunda votação os projetos dos vereadores Júlio Protásio (PSB), sobre a obrigatoriedade de realização de sanitização em ambientes fechados de acesso coletivo para evitar transmissão de doenças infectocontagiosas, e Eudiane Macedo (SDD) que proibi uso de aparelhos sonoros, no modo alto-falante, nos transportes públicos da cidade.
A matéria do vereador Dickson Nasser Júnior (PSDB) que obriga a permanência de cadeiras de rodas para deficientes físicos e idosos nos edifícios, condomínios residenciais e clubes do Município, recebeu parecer favorável das comissões técnicas da Casa e foi aprovada em primeira votação.