O projeto sociocultural “Companhia das Palavras: O Caminho dos Poetas” apresenta poemas e obras literárias a partir desta sexta-feira (26) na Casa Clara de Assis, localizada no bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal.
Idealizado pela Semente Produções Sociais, projeto tem foco no ensino da literatura universal para jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social, atendidas pela instituição. A expectativa é que as atividades impactem cerca de 250 pessoas.
A iniciativa trata de utilizar a literatura como ferramenta de empoderamento e inclusão social ao apresentar temas como amor, trabalho, escolhas, dificuldades e conquistas, entre outros. Noventa poemas e a vida de mais de 30 autores da literatura universal como Emily Dickinson, William Shakespeare, Fernando Pessoa e Italo Svevo dão vida ao projeto.
Segundo a fundadora da Semente Produções, Renata Roquetti Saroute, o método utilizado nas atividades do projeto estimula para que as pessoas possam expressar sentimentos por meio da escrita, da fala ou até em desenhos.
“O conteúdo literário tem um desdobramento, pois traz reflexões sobre temas diversos. Um poema sobre amor de William Shakespeare, por exemplo, escrito há séculos, tem o poder de provocar perguntas sobre questões humanas, filosóficas e emocionais e transformar a vida das pessoas. Por isso, nosso objetivo é promover mudanças a partir da literatura, despertando em cada um o desejo de se comunicar e se expressar”, destaca Renata.
Companhia das Palavras: o Caminhos dos Poetas foi originalmente pensado para acolher as pessoas durante o início da pandemia em 2020. Inicialmente, o público escolhido para receber o projeto foi o dos idosos, grupo mais fragilizado emocionalmente naquele momento.
Atividades
Neste projeto, as atividades são aplicadas por instrutores capacitados pela Semente em mediação de leitura. Na Casa Clara de Assis, em Felipe Camarão, foram capacitados 13 arte-educadores para as práticas com os participantes. Todo o material foi desenvolvido com perguntas-chaves para o trabalho de interação com o público.
Fonte: G1RN