O Sebrae no Rio Grande do Norte, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vai qualificar gratuitamente, até o fim do ano, cerca de 870 pessoas, entre agricultores familiares e demais produtores rurais, a melhor gerenciar a propriedade e constatar a viabilidade do empreendimento.
Essa é a meta do segundo ciclo do projeto Negócio Certo Rural, que vai abranger 30 municípios do estado ao longo deste ano. Estão programadas para serem formadas 29 turmas com essa metodologia, envolvendo cursos e consultorias in loco. A primeira turma está sendo realizada em Serra do Mel com 24 participantes. Quatro novas turmas serão iniciadas nos municípios de Severiano Melo, Serra do Mel, Sítio Novo e Parelhas. Até dezembro, outras 25 serão concluídas.
A metodologia do Negócio Certo Rural é completamente subsidiada pelo Sebrae e envolve cinco encontros presenciais, num intervalo médio de um mês e meio. Nesses cursos, o participante aprende a gerir a propriedade rural, a analisar a viabilidade financeira do empreendimento e a elaborar o plano de negócios.