PROJETOS QUE PROJETARAM –
A crise que assolou o Brasil em 2020 foi tão forte, que torna-se redundância recordar momentos vivenciados por todos, durante os difíceis meses de incerteza, cujos efeitos ainda restam nos dia atuais.
Os membros da Academia Alagoana de Letras, abraçados pela dificuldade, recém saídos da feérica celebração do centenário de criação da Instituição, de uma hora para outra, como tudo no país, se viram condenados à prisão domiciliar, visto que o vilão maior, coronavírus, encontrava-se solto nas ruas, a aprontar peripécias, ceifando vitalidade, saúde e vidas.
E eis que foram idealizados e concebidos vários projetos que não somente levaram a Academia Alagoana de Letras ao lugar de destaque que sempre mereceu estar, como também fez renascer em seus integrantes ou convidados, a alegria de passar mensagens de glória e otimismo para milhares de pessoas que as assistiram.
Vídeos gravados de forma artesanal, no recesso do lar de cada um dos atores amadores, pontificaram de tal forma, que se por um lado, levaram os espectadores a redescobrir o tempo, a conhecer fatos pitorescos sobre a capital, cidades do interior e ainda personalidades culturais que escreveram a história literária da Terra Caeté, por outro os apresentadores, independentes de idade, se viram crianças, felizes, realizados, conscientes do dever cumprido.
Sem dúvidas os projetos intitulados: Junto a Você durante a pandemia, Academia Convida, Alagoanidades e Letras Alagoenses – Ontem, Hoje e Sempre, serviram não somente para firmar a Casa das Casas da Cultura em nosso Estado, mas acima de tudo deixou claro ser por meio do registro humano na forma de um objeto, uma palestra ou um texto, que se constrói (ou reconstrói) a história.
A Academia Alagoana de Letras, não é, e nunca será objeto para vaidade dos seus integrantes, mas sim, o orgulhoso somatório de esforços desses, na expectativa de cada vez mais, vê-la forte e pujante, reverenciando sempre a evolução literária de nosso povo.
Sendo a cultura um elemento dinâmico, por estar em constante mudança, de acordo com acontecimentos registrados por seus integrantes, ficou explicito ser a história, leitura e narração que o homem faz do passado, com a análise de uma série de referências que compõem o todo.
As notícias apresentadas por grande parte dos sócios da AAL, nos diversos clipes que vieram a público ultimamente, ofereceram subsídios para que cada um pudesse chegar à seus próprios entendimentos, mesmo consciente que os Imagine cada um de nós assistindo um vídeo do seu aniversário de cinco anos de idade. Veríamos nossos mortos ainda vivos e dançando, concluiríamos que na realidade, o tempo foi uma doença que passamos por ela, como a Covid 19. E o mais importante, é que muitas imagens que estavam sendo vistas, de repente mostravam o verdadeiro presente para alguns assistentes.
Alberto Rostand Lanverly – Presidente da Academia Alagoana de Letras