Rebelião controlada no Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato, em Natal, pelo Batalhão de Operações Especiais (Foto:  Divulgação/Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN (Sindasp))

Quase 15 mil candidatos devem participar, neste domingo (16), da primeira etapa do concurso para agente penitenciário do Rio Grande do Norte. Eles disputam 571 vagas abertas no edital lançado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) em maio deste ano. O salário oferecido é de que R$ 3.153,74.

Ao todo, 9.238 homens concorrem a 451 vagas de agentes. Uma média de 20 candidatos por vaga. As mulheres têm maior concorrência, com média de 39, já que 4,761 se inscreveram para disputar 120 cargos.

Primeira etapa do processo, as provas escritas vão contar com 100 questões divididas entre Administração Pública, várias áreas da legislação e do Direito, informática, ética profissional, língua portuguesa e redação. Elas acontecem em Natal e Mossoró, na região Oeste e são realizadas pelo Idecan.

Entre as exigências da seleção, os candidatos precisam ser formados em qualquer área no ensino superior, ter até 45 anos de idade e “conduta ilibada”.

O concurso também conta com provas físicas e análise psicológica.

A última seleção para agente penitenciário do Rio Grande do Norte havia sido em 2009, com 400 vagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *