Explosões inesperadas provocaram medo entre os habitantes da cidade de General Roca, no sul da Argentina, até ser revelado que a origem do fenômeno era um meteoro que se desintegrou antes de atingir o solo. O incidente ocorreu na tarde de quarta-feira (20) e devido à potência dos estrondos, que fizeram vários edifícios tremerem e quase quebraram os vidros, alguns moradores pensaram que se tratava de um terremoto.
“Tremeu tudo”, resumiu o prefeito da cidade, Martín Soria, mas nada foi encontrado na zona por bombeiros, policiais e funcionários da Defesa Civil que buscavam rastros que explicassem o fenômeno. General Roca está 1.100 km a sudoeste de Buenos Aires.
Finalmente o mistério foi revelado: o causador dos estrondos havia sido um meteoro que entrou na atmosfera a uma velocidade de 2.400 quilômetros por hora, entre 8.000 e 10.000 metros de altura.
“Surpreendeu porque caiu na atmosfera sobre uma zona habitada. Se caísse no deserto, no mar, na Antártica, não saberíamos”, explicou o astrônomo Roberto Figueroa, responsável pelo Observatório Astronômico de Neuquén (perto de General Roca), que revelou o mistério à imprensa local.
O cientista estimou que o meteorito tinha 12 metros de diâmetro e se dilatou até se romper em três fragmentos.
*Com informações AFP