ABBBsecuredownload

Fernando Jorge

Quem conhece o CTQ – Centro de Tratamento de Queimados ?

Pois é. Eu não conhecia, mas ele existe. Está bem perto de nós e funciona no complexo do Hospital Walfredo Gurgel.

O CTQ foi inaugurado no ano de 2006. O que antes funcionava apenas como uma enfermaria do WG e que recebia os pacientes com queimaduras, transformou-se em um Centro de Tratamento, batizado com o nome de JUSSIER RIBEIRO DE MAGALHÃES, com 20 leitos e um investimento inicial em torno de 6 milhões de Reais. Um verdadeiro progresso.

Infelizmente, já em 2007 esse Centro parou de funcionar por falta de equipamentos. Para termos uma ideia, os casos mais complicados de pacientes que necessitavam de enxertos de pele, estes eram transferidos para as cidades de Fortaleza e Recife. Um transtorno e um risco a estes pacientes.

Essa crise originou providências em 2008 que resultaram na aquisição de novos equipamentos e na reforma física do prédio que abrigava o Centro de Tratamento. Uma vitória.

Estas ações que modernizaram o Centro foram de grande importância. Foi assim que em 2011 o CTQ pôde atender aos 19 pacientes vitimados de queimaduras em 50% do corpo em um grande acidente ocorrido na Cidade da Esperança, em Natal. Uma esperança, com a licença do trocadilho.

Entretanto, em 2013, o CTQ voltou a enfrentar novos problemas. Agora com a falta de medicamentos básicos, como por exemplo, a SULFADIANIZA DE PRATA, pomada antibiótica que alivia as dores e evita as infecções. Uma lástima.

Estamos em 2015, e o CTQ precisa continuar sendo visto como importante para a nossa população, pois vêm aí os festejos juninos, e a reboque os riscos de aumento do número de casos de pessoas acidentadas com queimaduras.

Na esteira desses cuidados, quero parabenizar a iniciativa do grupo musical AS NORDESTINAS, que estão destinando um percentual da renda líquida do seu show no Teatro Riachuelo, do próximo dia 08 de maio, em material hospitalar para o CTQ. Muito mais do que o valor material, está o gesto em chamar a atenção para a existência deste Centro de Tratamento.

Contamos um pouco da história, principalmente para mostrar que o nosso estado também possui um centro específico para tratamento de queimaduras e que requer da população estar permanentemente vigilante para cobrar dos governantes a manutenção da qualidade desse serviço.

Façamos a nossa parte e vamos dançar o São João apenas com o fogo do coração.

Fernando Jorge – Contabilista e Cidadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *