QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, OUÇA! –
O Apóstolo Mateus reúne, no capítulo 13 do Evangelho que escreveu, sete das principais parábolas ditas por Jesus, a saber: a parábola do semeador, a parábola do joio, a parábola do grão de mostarda, a parábola do fermento, a parábola do tesouro escondido, a parábola da pérola de grande valor e a parábola da rede. O próprio Jesus explicar as duas primeiras; as demais são autoexplicativas, são imagens de coisas deste mundo, usadas por Jesus para dar uma ideia do Reino de Deus, das coisas espirituais. A riqueza desses ensinamentos tão singelos transborda a sabedoria divina presente na vida do nosso Mestre, o Cristo-Jesus.
“A quem tem será dado, e este terá em grande quantidade. De quem não tem, até o que tem lhe será tirado.”
Quem já despertou para a vida, aquele/aquela que já vive o amor fraterno, que não está mais preso aos vícios e prazeres materiais, às ilusões, esse recebe, cada vez mais, as luzes vindas do Alto, que dissipa a ignorância e leva a pessoa à comunhão com Deus. Quem, porém, ainda está muito apegado às coisas materiais sofre com as desilusões resultantes desse apego, pois, o que é material, deste mundo, tem prazo para terminar. Assim acontece com o corpo físico, com a riqueza, com o poder, com a fama, com a beleza, etc. todos tem prazo de validade limitado.
“Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’.
Mas, felizes são os olhos de vocês, porque vêem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem.”
Sem os ensinamentos do Cristo, sem a assistência de Seus mensageiros, enviados por Deus desde sempre, muito mais difícil seria o nosso despertar. Agora temos toda a orientação necessária para nos conduzir, para nos guiar, na rota do encontro com a Verdade, com Cristo, com Deus. Agora temos tudo que precisamos para empreendermos a jornada do autoencontro, do descobrir quem somos verdadeiramente, que são os ensinamentos do nosso Mestre e Guia, o Cristo-Jesus.
“Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera. E, finalmente, o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um”.
Livremo-nos dos espinhos que nos sufocam, que nos enganam, que nos fazem estéreis, espiritualmente!
Sejamos frutíferos! Façamos o bem indiscriminadamente! Amemos a tudo e a todos, pois só assim amamos a Deus!
Temos todas as ferramentas, sempre temos quem nos pode ajudar a nossa volta e, principalmente, todos temos Deus dentro de nós mesmos, a nos dizer sutilmente o que devemos fazer! Avante, meus queridos irmãos/irmãs Amém!
ARCA DA SAGRADA ALIANÇA – Movimento Cristão