A Quinta-feira Santa, que cai no dia 14 de abril em 2022, é uma das datas mais importantes do ano para os cristãos, especialmente os católicos. Mas diferentemente do que muita gente possa imaginar, a data não é feriado em Natal.
O Governo do Estado e a prefeitura da capital anunciaram decreto de ponto facultativo, que vale apenas para o funcionalismo público. Nesse caso, cada gestor pode optar por ter ou não expediente de trabalho. Com isso, não haverá atendimento nas repartições públicas municipais e estaduais.
A iniciativa privada pode decidir por dar folga, mas caso a empresa decida manter as atividades, o funcionário vai receber suas horas normalmente, já que se trata de um dia de trabalho normal.
Apenas a Sexta-feira da Paixão, dia 15 de abril, é feriado nacional.
Quinta-feira Santa
Pela manhã, o arcebispo de Natal vai presidir a Missa do Crisma, também conhecida como “Missa dos Santos Óleos”, na Catedral Metropolitana. A celebração deverá contar com a participação de todos os padres e diáconos da Arquidiocese. Os fiéis leigos, como ministros extraordinários da sagrada eucaristia e catequistas, também são convidados a participar.
Durante a celebração, o arcebispo abençoa o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e consagra o óleo do Santo Crisma. Daí o fato de a celebração ser também chamada de ‘Missa dos Santos Óleos’. Após o término do rito, os padres voltam para suas comunidades levando uma porção dos óleos, que serão utilizados nos sacramentos dos fiéis durante o ano.
Ao longo do dia, os fiéis participam de celebrações como a Ceia do Senhor e a missa dos lava-pés. Que lembra um dos últimos momentos de Cristo com seus discípulos antes da crucificação.
Fonte: G1RN