Muitos brasileiros se viram forçados a trabalhar em suas casas de forma repentina por causa da pandemia do novo coronavírus. Afinal, as principais medidas para a prevenção envolvem o isolamento social e a ausência de aglomerações.
Por isso, separamos alguns quizes, testes e aplicativos que podem ajudar na prática do chamado home office. Afinal, não é fácil desenvolver novos hábitos de trabalho em uma situação tão diferente.
Remoto
Desenvolvido pela empresa de educação digital Joco, o Remoto é um teste que busca educar e dar dicas para a melhor prática do que chama de trabalho remoto.
Através de uma série de perguntas e respostas, textos e interatividade (que lembra um pouco um game, com alguns pontos e até acompanhamento de progressão), o quiz ajuda o participante a pensar em sua organização e na comunicação com o resto de sua equipe.
“Nossa ideia é ajudar justamente as pessoas que não tinham prática de trabalhar remotamente”, afirma o presidente executivo da empresa, Fernando Tchê Gouvêa.
“Por isso fizemos uma mistura de quiz com chatbot, no qual, de um jeito leve, passamos dicas e testamos as pessoas sobre o trabalho remoto.”
Quizes
Em dois quizes, um em português e outro em inglês, os usuários podem também testar se têm trabalhado da melhor forma durante o período em home office.
Além disso, são ferramentas para aprender práticas que talvez ainda não tenham pensado.
Ao final, é possível descobrir dicas para aumentar produtividade e estabelecer uma rotina mais satisfatória.
Apps de produtividade
Deeper
O Deeper ajuda quem não tem um horário estabelecido de trabalho. Ao contar intervalos de 25 minutos, ele estabelece foco na produção.
Ao final, o usuário escolhe se continua trabalhando ou se dá uma breve pausa. Afinal, em casa, é comum que as pessoas não percebam a passagem do tempo e descuidem da saúde.
Toggl
Já o Toggle gera um relatório sobre produtividade ao monitorar o tempo que o usuário levou para concluir suas atividades.
Com isso, é possível perceber como seu tempo está sendo dedicado, e qual área merece mais atenção.
QualityTime
O Deeper ajuda quem não tem um horário estabelecido de trabalho. Ao contar intervalos de 25 minutos, ele estabelece foco na produção.
Ao final, o usuário escolhe se continua trabalhando ou se dá uma breve pausa. Afinal, em casa, é comum que as pessoas não percebam a passagem do tempo e descuidem da saúde.
Toggl
Já o Toggle gera um relatório sobre produtividade ao monitorar o tempo que o usuário levou para concluir suas atividades.
Com isso, é possível perceber como seu tempo está sendo dedicado, e qual área merece mais atenção.
QualityTime
O aplicativo é um daqueles que monitoram principalmente o tempo gasto com smartphones. Afinal, sem supervisão direta é fácil se distrair e acabar dedicando mais tempo às redes sociais ou outros apps.
Ele gera alertas caso o usuário passe tempo demais distraído e permite perceber se o dia foi bem organizado.
Fonte: G1