O prédio da Pinacoteca do Estado (antigo Palácio Potengi e sede do Governo), localizado no bairro da Cidade Alta, em Natal, foi restaurado e será reaberto neste sábado (4). Foram investidos pelo governo do Rio Grande do Norte R$ 6,4 milhões na reforma.
Para marcar a data, a partir das 17h, em palco armado em frente ao prédio, nas proximidades da Praça Sete de Setembro, haverá shows das bandas Skarimbó, Luísa e os Alquimistas e Cordel do Fogo Encantado, de Pernambuco, que retorna às atividades nesta apresentação.
A entrada será gratuita com obrigatoriedade do uso de máscara e apresentação de passaporte vacinal.
A Fundação José Augusto (FJA) também preparou uma exposição para reapresentar o espaço para o público. O acervo da Pinacoteca composto por cerca de 60 obras de artistas históricos como Newton Navarro, Maria do Santíssimo, Abraham Palatinik, Dorian Gray Caldas, Zaíra Caldas, além de artistas jovens convidados, ficará em cartaz até abril de 2022.
A curadoria é assinada por Sofia Bauchwitz, Sanzia Pinheiro e Diego Souza, sob a coordenação do artista visual João Natal.
Obras
Iniciada em 2018, a reforma da Pinacoteca contou com adaptações de acessibilidade (rampas e elevador) que beneficiam entradas principais, banheiros e escadas; novo projeto central de climatização e de sonorização; sistema de câmeras de segurança instalado; instalações elétricas e hidráulicas renovadas de sistema combate a incêndio atualizado; assim como os serviços de esgoto e de destino de águas pluviais.
O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e, por isso, exigiu restauro especializado e serviços mais detalhados como os de revestimento e recuperação de esquadrias, louças, metais e acessórios.
Fonte: G1RN