Filas e aplausos marcaram a reabertura dos shoppings no Grande Recife nessa segunda-feira (22), dentro do Plano de Convivência para a retomada econômica em meio à pandemia provocada pelo novo coronavírus. Os estabelecimentos estavam fechados desde 21 de março e foram autorizados a abrir desde que cumpram protocolos de higiene, segurança e comunicação com clientes.

No Shopping Recife, na Zona Sul da capital pernambucana, e no Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho, filas formadas antes da reabertura dos espaços levaram os centros de compra a abrir as portas mais cedo, antes das 12h, para evitar aglomerações. Por volta das 12h05, já foi possível ver clientes com sacolas nas mãos.

Já no Shopping Patteo, em Olinda, funcionários do centro de compras receberam os clientes com aplausos por volta das 12h. Logo após a abertura, não houve registro de filas ou aglomerações no espaço. No Shopping Boa Vista, no Centro do Recife, a fila dobrou o quarteirão pouco antes das 12h.

“Isso é muito importante para o varejo. […] Sempre orientamos que esse é um trabalho de união, o cliente precisa ter seus cuidados, usar máscara, sair de casa tranquilo. Dá para realmente vir ao shopping com tranquilidade”, disse o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), Ricardo Galdino.

Os trabalhadores que atuam nos shoppings afirmaram que a volta ocorreu com tranquilidade e cuidados com a higiene. “Eu estava muito incomodada antes. A gente está tomando todas as precauções, com álcool em gel, álcool a 70%”, contou a gerente Gerlane Torres, que trabalha em um quiosque no Shopping Recife.

“Espero que hoje [segunda-feira, dia 22 de junho] o movimento seja bom, porque foi muito difícil nesses três meses”, declarou a vendedora Rayrlla Silveira.

As praças de alimentação e os espaços de lazer, como cinemas e praças de eventos, permanecem fechados, segundo o presidente da Alshop. Nos restaurantes, só é permitida a coleta de pedidos para levar, sem a possibilidade de consumo no interior do shopping. “A praça de alimentação não está nessa fase, mas estamos negociando com o governo do estado”, disse Galdino.

Algumas lojas também continuam operando no esquema drive-thru, mesmo com a reabertura dos shoppings. “Essa ferramenta não volta atrás. Iniciamos isso de forma bem prematura, mas a pandemia trouxe essa urgência e está aí, realmente ajudou muitas lojas durante esse período de fechamento”, afirmou o presidente da Alshop.

Varejo de rua

Também nesta segunda (22), lojas com mais de 200 metros quadrados receberam autorização para reabrir. No Centro do Recife, muitas ruas ficaram lotadas. Em alguns dos estabelecimentos, havia fila de clientes.

Em outros espaços, os consumidores aguardaram para entrar porque tiveram a temperatura medida por um funcionário, com auxílio de um termômetro eletrônico.

Covid-19 em Pernambuco

Foram confirmados, nesta segunda-feira (22), 381 novos casos e 18 óbitos pela Covid-19 em Pernambuco. Até essa data, o estado somou 52.494 casos e 4.252 mortes provocadas pela doença causada pelo novo coronavírus.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *