João Batista Soares de Lima
Tem gente que diz que só acredita no que vê; que o que existe tem que ter existência concreta, isto é, só acredita naquilo que os cinco sentidos podem captar. Quem pensa assim, na verdade não parou pra pensar ainda! Porque existem muitas coisas que sabemos que existem, mas não são captadas pelos nossos sentidos.
Por exemplo: de onde vem a vontade? (não me refiro às necessidades fisiológicas). O que faz surgir em nossas mentes determinados pensamentos, sem que haja razão aparente para tal? De onde vem os sentimentos de ódio e de amor; de apego e de renúncia; de angústia e de paz; etc.? De onde vem os gostos, as habilidades natas? De onde vem a inspiração para as artes de um modo geral, por exemplo?
Na verdade, até a Ciência prova que as aparências enganam; que o real, na maioria das vezes, é exatamente o que não se pode perceber com os sentidos! Por exemplo: a Ciência já admitiu que tudo vibra; que existe um verdadeiro universo no micro, para “dentro”, por assim dizer; que o que a gente pensa ser eterno vai desaparecer um dia – como o universo atual.
Os mestres espirituais, por sua vez, sempre souberam que o REAL é o que nunca passa, que o real é a vida, o espírito; é o que nós somos na essência. Tudo o mais se acaba, passa, se transforma, tem prazo de validade. A fonte da vida que é Deus é inesgotável em sua criação, mas Ele permanece o mesmo, impassível às mutações. E nós, criados à Sua imagem e semelhança, precisamos vibrar na Sua frequência para continuarmos vivos, despertos e conscientes (como os galhos ligados à Videira que é Cristo – João 15:5).
Se não compreendemos isso perfeitamente agora, não devemos nos preocupar (nem tampouco desprezar essa afirmação), pois não entenderemos isto com o cérebro, mas isto nos será revelado pelo espírito, quando estivermos prontos para conceber a vida que somos. Há um ditado oriental que diz: “quando o discípulo está pronto, o guia (ou mestre) aparece”. Alguém pode pensar que esse guia é um homem, uma mulher, um guru; mas, na verdade, esse guia aparece de diversas formas: em sonhos, em pensamentos, através de fatos do dia a dia, em livros, e através de pessoas também; porque, no fundo, é a nossa própria alma que está buscando esses conhecimentos; e é o Espírito Santo quem está a nos ensinar sem cessar!
Portanto, abra a sua alma, o seu coração, a sua mente; não tenha medo de buscar e aprender; não se prenda a nenhuma doutrina de homens; busque a sua autorrealização; seja prudente para não servir a interesses egoístas, separatistas; não se deixa levar pelas tradições; fale somente o que for verdadeiro, amável e útil; não queira parecer sábio diante aos homens, nem santo diante de Deus. Seja companheiro; tenha misericórdia dos que se mostram vaidosos; seja simples, verdadeiramente humilde; ame a todos sem distinção de cor, raça, sexo ou religião; respeite a vida; entregue-se a Deus plenamente; e viva feliz onde quer que você se encontre.
João Batista Soares de Lima – Ex Secretario de Tributação do RN e Membro do Movimento Cristão