A Receita Federal divulgou o resultado da operação padrão de fiscalização realizada no Porto de Natal entre a quinta-feira (7) e o domingo (10). A ação, que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal e de cães farejadores, constatou a insuficiência de documentação, diferença de controle e vestígios de drogas em alguns contêineres.
O objetivo da fiscalização foi combater o tráfico de drogas e a evasão de divisas. Operações semelhantes também foram realizadas simultaneamente nos Portos de Pecém e Mucuripe, ambos no Ceará.
Ainda de acordo com a Receita Federal, em Natal foram analisados 474 contêineres, sendo que 100 deles foram submetidos a inspeções com scanner e aos cães farejadores.
Houve a retenção de 5 contêineres por insuficiência de documentos, o que pode acarretar pena de perdimento da mercadoria, caso comprovada a irregularidade. Outros 34 contêineres apresentaram diferença de controle de pátio, o que acarretará multa para os responsáveis.
Vestígios de drogas
Não foram encontrados entorpecentes. Contudo, foram localizados vestígios de drogas em dois contêineres, o que aponta que eles podem ter sido utilizados para essa finalidade. “Tais constatações subsidiarão futuras operações”, ressalta a Receita Federal.
Estiveram envolvidos na operação 55 servidores, sendo 25 da Receita Federal, 25 da Polícia Rodoviária Federal e 5 da Polícia Federal.
Por fim, a Receita Federal informou que os objetivos da operação foram alcançados, “pois, com a presença fiscal, aumentou-se a percepção de risco por parte de eventuais infratores”.
Fonte: G1RN