RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS E COVID-19 –

A escolha adequada dos alimentos fortaleça manutenção e recuperação da saúde. Estar com as condições nutricionais em dia por meio do consumo adequado de alimentos saudáveis, água potável e atividade física é essencial para o fortalecimento do sistema imunológico.

As vitaminas e minerais responsáveis por esta modulação são A e C, encontradas em fígado de boi, ovo orgânico, vegetais amarelos alaranjados, e frutas cítricas como: laranja, acerola, caju e limão.

Os minerais são responsáveis pela função broncodilador, anti-inflamatório, vasodilatador e regeneração direta da saúde pulmonar e vias áreas. Fontes de selênio estão disponíveis na castanha do Pará, amendoim, aveia, ovo orgânico, farinha de trigo integral e feijão. Encontramos magnésio nos vegetais verde-escuros: couve folha, espinafre, brócolis e também na castanha de caju.

Para esclarecer a importância do consumo de vegetais para as crianças e adolescentes da casa de apoio são desenvolvidas atividades dinâmicas junto ao setor pedagógico, através do projeto Educando para Nutrir. O projeto é extensivo aos familiares através de rodas de conversas com perguntas e respostas sobre a alimentação e o tratamento de saúde, além do atendimento clínico individual.

Lembrando das boas práticas de manipulação de alimentos, ao consumir vegetais crus, deve-se evitar falar desnecessariamente durante a preparação. Para higienização, é recomendável lavar em água corrente e deixar submerso em água limpa por 15 minutos, a cada 1 litro de água acrescentar 1 colher de sopa com água sanitária ou hipoclorito de sódio. Em seguida, lavar em água corrente.

O período de isolamento social pode também favorecer a compulsão alimentar, ou seja, as pessoas podem comer com maior frequência e de maneira excessiva, mesmo sem fome. Nesse caso, por detrás do ato de comer, está a busca por alívio, conforto e recompensa, como uma maneira de reduzir as emoções negativas. Estabelecer uma rotina de trabalho, lazer, não se isolar emocionalmente, realizar atividades prazerosas e exercícios físicos dentro de casa, são formas de evitar o consumo exagerado de alimentos.

 

 

 

Natália Cavalcanti  – Nutricionista da Casa Durval Paiva, CRN6 11467

 

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *