João Batista Soares de Lima
Já ouvi muitas pessoas honestas pregando a vinda do Reino de Deus. Dizem que o Reino de Deus será um governo, aqui na terra, e que Jesus será o Rei a governar esse Reino. Considero-as pessoas honestas porque creio que quem proclama o Reino de Deus nestes termos é porque entende-o desta forma, ou seja, acredita em um modelo de governo semelhante aos existentes hoje, porém composto de pessoas boas e administrado por Deus. E por pensarem assim, essas pessoas aguardam a vinda desse Reino.
Não questiono a crença de ninguém, mas gostaria que vocês refletissem sobre as palavras do próprio Jesus: “O Reino de Deus está próximo de vocês” (Lucas 10:9). Repito: … PRÓXIMO DE VOCÊS. Agora, pergunto: Se há cerca de dois mil anos Ele falou para àquelas pessoas que estavam ali com Ele que “O Reino de Deus está próximo de vocês”, como é possível a gente ainda estar esperando por esse Reino? Faz sentido que Jesus estivesse falando de um governo aqui, no sentido físico, se em outra ocasião Ele dissera “o meu Reino não é desse mundo” (João 18:36)?
Também disse a alguns que estavam com Ele: “Garanto-lhes que alguns que aqui se acham de modo nenhum experimentarão a morte antes de verem o Reino de Deus” (Lucas 9:27). Então, como a palavra de Jesus é verdadeira (e eu creio totalmente nela), para algumas daquelas pessoas o Reino de Deus havia chegado, naquele momento!
O próprio Jesus afirma que o Reino dele não é material, quando diz: “Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem de modo visível, nem se dirá: ‘Aqui está ele’, ou ‘Lá está’; porque o Reino de Deus está entre vocês” (Lucas 17:20-21). O Apóstolo Paulo ensinava, dizendo: “Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14:17).
Então, meus queridos amigos e amigas, esse “próximo” não se refere a tempo ou espaço; esse “próximo” se refere à proximidade do Reino de Deus em nossas vidas, em nosso entendimento, em nosso ser. Aqueles que praticam os ensinamentos do Cristo concebem o seu Reino e vivem a verdadeira felicidade, aqui e agora, ou em qualquer lugar e em qualquer tempo, isto é, agora ou depois da morte física. O “Venha a nós o Vosso Reino” que pedimos no “Pai Nosso” não significa uma promessa pro futuro, mas um pedido atual, para agora, pra já.
Portanto, se você deseja viver a verdadeira paz, o verdadeiro amor, submeta-se totalmente à vontade de Deus, confie e pratique os ensinamentos do Seu Filho Jesus, e logo logo você conceberá o Reino de Deus em seu interior, e tudo lhe será acrescentado, como Ele próprio assegurou: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mateus 6:33).
João Batista Soares de Lima – Ex Secretario de Tributação do RN e componente da Arca da Aliança – Movimento Cristão