O padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor, realizou uma bênção ao Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira (9) aos pés da estátua.
A celebração marca o início das celebrações da Semana Santa no Rio de Janeiro, que terão uma série de alterações para evitar aglomerações e a disseminação da Covid-19.
Esta não será a única cerimônia prevista para acontecer no Cristo durante a Semana Santa. No domingo (12), o cardeal Dom Orani Tempesta participará da Consagração do Brasil aos pés do Cristo Redentor. O evento só havia acontecido uma vez até hoje, na inauguração do monumento, em 1931.
“Quando Dom Leme inaugurou o Cristo, ele fez uma oração consagrando a cidade e o país ao coração de Jesus. Tivemos outras celebrações. Mas assim como o Santo Padre fez uma oração especial, nós vamos consagrar a vida do povo e suas apreensões ao Senhor no domingo à noite”, destacou Dom Orani.
Uma outra bênção realizada pelo Padre Omar, que será realizada de helicóptero sobre a cidade, também está prevista pelo domingo.
Entre as mudanças previstas na Semana Santa no Rio estão a realização de todas as celebrações on-line e que a cerimônia do Lava-pés não será realizada.
O tradicional almoço de Páscoa, que é oferecido pela Arquidiocese à população de rua, não terá aglomerações. Serão oferecidas quentinhas.
Fonte: G1