O ABC vai enfrentar o Sport pelas semifinais da Copa do Nordeste 2023, nesta quarta-feira, na Ilha do Retiro. A última vez que o Alvinegro havia chegado a esta fase da competição aconteceu em 2018, sendo eliminado para o Sampaio Corrêa.
O jogo terminou empatado por 1 a 1 no Frasqueirão e o time maranhense ficou com a vaga por ter vencido por 1 a 0 no Castelão, em São Luís. Naquele ano, o Sampaio se tornaria campeão do Nordestão, em final contra Bahia.
O ABC jogou aquela partida com Édson; Arez, Tonhão, Samuel e Igor; Anderson Pedra, Felipe Guedes e Higor Leite; Matheus Carvalho, Luan e Leandrão.
O confronto contra o Sampaio em 2018 ficou marcado pela revolta dos torcedores do ABC com a atuação do árbitro Péricles Bassols. Ele assinalou um pênalti para o time maranhense, convertido por Fernando Sobral. Após o gol, alguns torcedores invadiram o campo e outros balançaram o alambrado. O jogo ficou parado por 15 minutos e precisou da atuação da Polícia Militar. Bombas de efeito moral foram lançadas nas arquibancadas.
Um torcedor também entrou em campo e foi tirar satisfação com o goleiro do Sampaio Corrêa, Andrey, logo após o gol do time maranhense. Ele chegou a dar um tapa nas costas do arqueiro, mas logo depois voltou para a arquibancada.
O técnico do ABC era Ranielle Ribeiro, que, à época, reclamou bastante de Bassols.
– Eu nunca vi um estádio inteiro ter uma insatisfação tão grande com um árbitro como ele conseguiu ter (…) Eu acho que a insatisfação de todo estádio demonstra a magnitude do erro que ele cometeu – disse.
Fonte: G1RN