Réplica da Constituição é devolvida ao STF — Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Réplica da Constituição é devolvida ao STF — Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

A réplica da Constituição Federal que foi levada no domingo (8) do edifício-sede do Supremo Tribunal Federal (STF) por vândalos golpistas foi devolvida nesta sexta à Corte.

A presidente do STF, ministra Rosa Weber, recebeu a Constituição das mãos do ministro da Justiça e Segurança, Flávio Dino.

Após o encontro, ele afirmou que “assim como ninguém rouba a Constituição, ninguém rouba a democracia”. “Nós reiterarmos que extremismo só pode ser vencido, como nós desejamos, com ampla união nacional. União, portanto, que ultrapassa os Poderes, as instituições e deve aprender a sociedade, porque os terroristas se nutrem exatamente da inoculação do pânico”, afirmou o ministro.

O exemplar ficava em exposição no Salão Branco e foi levado por golpistas durante a depredação da sede dos três poderes. Um homem apareceu em imagens segurando a réplica.

Ainda no domingo, o Supremo informou que não se tratava do original da Constituição, que estava seguro em outro local.

O homem que entregou a réplica à Polícia Federal de Varginha (MG) disse em depoimento que tomou o livro das mãos de outras pessoas para que ele não fosse destruído.

O designer Marcelo Fernandes Lima, 50, de São Lourenço (MG), apareceu em fotos com a réplica na mãos na Praça dos Três Poderes.

No depoimento, obtido pela produção da EPTV Sul de Minas, afiliada Rede Globo, ele disse que, ao chegar ao STF, viu que vários objetos e vidros quebrados e três pessoas saindo do local com um livro grande nas mãos. “Eles gritavam: ‘Vamos rasgar, vamos rasgar'”.

Segundo ele, percebendo que se tratava de um exemplar da Constituição Federal, “achou aquilo um absurdo e tomou o livro das mãos daquelas pessoas, para que não fosse destruído”. O designer também negou ter participado da depredação.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *