Dos onze principais reservatórios de água do Rio Grande do Norte, apenas dois estão hoje com armazenamento superior ao registrado no mesmo período do ano passado. A quadra chuvosa para o interior do Estado praticamente acabou, e só estão sendo aguardadas precipitações no litoral e agreste. O açude Marechal Dutra (Gargalheiras) – localizado em Acari e que abastece também o município de Currais Novos – está com apenas 8,07% da sua capacidade e deve ter sobrevida, pelo menos, por mais cinco meses – os dois municípios estão em racionamento. As medições foram feitas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
Nos últimos dois anos, o Estado conviveu com a estiagem. Sendo que 2013 foi considerado como o pior ano de seca dos últimos 50 anos. A perspectiva era que após o período de chuva, que acontece no interior do Estado de fevereiro a meados de Maio/Junho, os reservatórios de água, principal fonte para abastecimento humano, tivessem recuperação. Mas, isso não ocorreu (ver infográfico página 2).
“A situação hoje, está mais crítica do que estava no mesmo período de 2013. Porque a gente teve chuvas até interessantes no Estado, mas ela não conseguiu trazer uma recuperação da reserva hídrica dos açudes no RN”, declara Joana D’arc, coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh. No ano passado 21 cidades chegaram a colapsar no abastecimento pela falta de água nas reservas.