Considerada a frente fria mais intensa do outono – e até do ano – esse sistema deve causar temporais em ambos estados e também trazer ventos muito intensos.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), áreas entre o litoral norte de São Paulo e boa parte do centro-sul do Rio de Janeiro podem ter chuva acima de 100 milímetros por dia nos próximos dias.
ALERTAS DE RISCO: Além do Inmet, que trata da previsão, outro órgão federal responsável especificamente por alertar contra desastres naturais no Brasil emitiu na noite desta quinta alertas para situações de grande risco por causa dos temporais previstos.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) incluiu em seu relatório um alerta do mais alto nível de risco para sábado e domingo na região de Petrópolis. Há ainda alertas para possíveis deslizamentos e alagamentos em faixas de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de Rio e SP.
Já o Inmet emitiu um aviso meteorológico vermelho de “grande perigo” para os acumulados de chuva previstos para o litoral de SP e do RJ ao menos até a manhã de sábado (5).
De acordo com Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, os efeitos dessa frente fria devem causar transtornos, especialmente nesses dois estados.
“Há risco de alagamento, deslizamento, queda de árvore. É aquela previsão em que os impactos podem ser muito intensos se realmente se concretizar”, alerta o meteorologista.
Temporais em São Paulo e no Rio de Janeiro
Apesar da previsão de chuva forte também para todos os estados do Sul nos próximos dias, os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro são os que mais devem sofrer com os temporais até o fim de semana.
De acordo com a Climatempo, a chuva pode ser muito volumosa em ambos estados, com alto potencial para transtornos como alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
Em São Paulo, o destaque fica para o litoral, que pode registrar volumes acima de 200 milímetros em algumas regiões entre quinta e domingo. A continuidade da chuva é o que pode trazer volumes significativos em um curto período de tempo nessa faixa do estado.
Já no Rio de Janeiro, a Climatempo prevê “volumes excepcionais, com acumulados entre sexta e domingo que podem superar a média para todo o mês de abril”. Os volumes podem chegar a 350 milímetros em algumas regiões nos próximos dias.
Fim de semana de tempo instável
A frente fria que se formou no Sul do país ao longo da semana deve seguir avançando pelo Sudeste no fim de semana, deixando o tempo instável em boa parte da região.
Nesta sexta (4), a frente deve se deslocar lentamente para o Rio de Janeiro. No sábado (5), ainda chove bastante, com destaque para o Rio de Janeiro, Zona da Mata Mineira e litoral norte de São Paulo.
No domingo (6), a chuva forte deve se concentrar somente a pontos isolados no Rio de Janeiro, sem grandes transtornos.
Fonte: G1