A economia do Rio Grande do Norte registrou um crescimento do número de empregos formais, com carteira assinada, ao longo de setembro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do governo federal. Ao todo, 4.981 novas vagas foram criadas em diferentes áreas da economia local.
O saldo positivo é a diferença entre o número de contratações e demissões no período. As empresas potiguares admitiram 21.384 trabalhadores no período e desligaram 16.403 dos seus quadros de funcionários.
Com isso, o estado chegou a 533,4 mil trabalhadores formais na iniciativa privada.
Apesar de uma redução da abertura de vagas em relação ao mês anterior, setembro foi o terceiro melhor mês do ano, em número de contratações, atrás apenas de julho e agosto.
O estado registrou saldo positivo em todos os nove meses entre janeiro e setembro de 2024, chegando a um saldo acumulado de 31.488 novos empregos no ano.
Segundo o Caged, as contratações de setembro foram puxadas principalmente pelo setor de Serviços, que abriu 1.898 novos postos de trabalho, e pela Construção Civil, responsável por 1.021 novos empregos.
Apesar disso, o estado registrou saldo positivo em todos os setores econômicos. A Agropecuária gerou 793 vagas novas, seguida pela Indústria (747) e o Comércio (522).
A capital do estado, Natal registrou saldo positivo de 1.941 vagas de emprego em setembro. Mais de mil foram somente no setor de Serviços e a Construção foi responsável por quase 500 novos empregos na cidade.
Na segunda maior cidade do estado, Mossoró, o saldo de empregos foi de 307 novos postos de trabalho no mês, puxados principalmente pela Construção (179) e Agropecuária (127). Ao contrário da tendência do estado, o setor de Serviços fechou mais de 100 vagas de emprego na cidade.
Em Parnamirim, na região metropolitana de Natal, foram 369 vagas abertas, principalmente nos setores de Serviços e Comércio. Em São Gonçalo do Amarante, na mesma região, foram fechadas 52 vagas de emprego em setembro. Em Macaíba, foram criadas 87 e em Ceará-Mirim, 199.
O melhor resultado do interior do estado foi do município de Currais Novos, na região Seridó, que registrou 415 novos postos de trabalho no mês, criados principalmente pela Construção (261) e pelos Serviços (150).
Fonte: G1RN