João Ramos, pra no judô: esporte deu maior número de medalhas ao estado — Foto: Divulgação/SEEL
João Ramos, pra no judô: esporte deu maior número de medalhas ao estado — Foto: Divulgação/SEEL

O Rio Grande do Norte fechou a sua participação nos Jogos Escolares da Juventude com 25 medalhas conquistadas – cinco ouros, seis pratas e 14 bronzes. O esporte que mais levou os atletas potiguares ao pódio foi o judô. A etapa nacional da competição foi encerrada no último domingo, em Natal, e contou com a participação de mais de 5 mil atletas de todo o país.

A maioria das medalhas veio das modalidades individuais. Foram oito no judô (dois ouros, uma prata e cinco bronzes), cinco no badminton (um ouro, uma prata e três bronzes), quatro na ginástica rítmica (um ouro, uma prata e dois bronzes), quatro no atletismo (um ouro, duas pratas e um bronze), três na luta olímpica (uma prata e dois bronzes) e uma no vôlei de praia (um bronze).

De acordo com o chefe da delegação, Fábio Bezerra, da equipe técnica da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), a discrepância nas medalhas nos esportes individuais para as conquistas nos coletivos aconteceu por uma mudança no formato das competições.

– Na edição deste ano, o Comitê Olímpico do Brasil mudou o formato das modalidades coletivas, tornando a competição muito mais difícil, pois sem divisões enfrentamos os melhores times do Brasil, com atletas de ponta que atuam em clubes – explicou.

Ele acredita que o bom desempenho nos esportes individuais se deu exatamente pela manutenção dos regulamentos.

– Não tivemos mudança nas regras das individuais e o que se pôde verificar foi um crescimento de qualidade, principalmente no badminton e ginástica rítmica, um reflexo do alto nível de competitividade das seletivas organizadas pela SEEL – comentou Fábio Bezerra.

Organizados pelo COB desde 2005, os Jogos Escolares da Juventude reuniram este ano, pela primeira vez, duas faixas etárias: de 12 a 14 e de 15 a 17 anos. O evento, que começou no dia 12, teve disputa de 14 modalidades esportivas e participação de embaixadores como ex-judoca Tiago Camilo, a ex-nadadora Joanna Maranhão, a ginasta Daniele Hypólito e a ex-jogadora de vôlei Fabi Alvim, que compartilharam suas experiências com os jovens durante as competições.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *