A vacinação em crianças entre 5 e 11 anos de idade vai começar neste sábado (15) com um ato simbólico na Unidade Básica de Saúde Amarante, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.
Na manhã desta sexta-feira (14), o estado recebeu do Ministério da Saúde o primeiro lote de vacinas contra a Covid para crianças com 20.900 doses.
O município de Natal ainda não definiu quando começará a aplicação na capital potiguar. Nesta sexta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que vai capacitar os vacinadores para o público infantil na segunda-feira (17) e só depois definirá a data de início da vacinação.
A capital potiguar tem a estimativa de 77.341 crianças entre 5 e 11 anos de idade e recebeu a maior quantidade de vacinas desse primeiro lote, com 4.550 doses.
O primeiro lote foi distribuído na tarde desta sexta-feira (14) para os municípios, saindo da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), em Natal.
Em Mossoró, a prefeitura informou que vai iniciar também neste sábado a vacinação na UBS Maria Soares (Alto de São Manoel) e na UBS Chico Costa (Santo Antônio). A vacinação começa com crianças com comorbidades e deficiências.
Orientação
Por ser um baixo quantitativo de vacinas recebidas no primeiro lote perto da quantidade estimada do público-alvo, que é de aproximadamente 350 mil crianças, a orientação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) é que a vacinação comece por aquelas com comorbidades ou deficiência permanente.
A pasta orienta que após a vacinação desse público, os municípios devem seguir o escalonamento da vacinação por idade crescente, iniciando com as crianças de 5 anos.
Vacinação
Segundo a Sesap, pais ou responsáveis devem acompanhar as crianças ao local de vacinação, manifestando sua concordância com a vacinação. Segundo o governo, também é importante que seja feito o cadastro da criança como dependente na plataforma RN+ Vacina.
Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito.
Fonte: G1RN