A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) informou nesta segunda-feira (23) que investiga um caso suspeito de hepatite grave em criança no RN, provocados por agente desconhecido. O caso foi registrado em Mossoró. O paciente tem 4 meses.
O estado de saúde do bebê não foi informado pela Sesap. A situação é acompanhada pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde da secretaria.
Até este domingo (22), já eram 614 casos notificados no mundo, sendo 64 deles no Brasil. Dentre os sintomas, estão dores e problemas gastrointestinais, alterações nas substâncias hepáticas e icterícia (pele e olhos amarelados).
“É importante reforçar junto à população a importância de estar atenta aos sinais como: sintomas gastrointestinais, como dor abdominal, diarreia e vômitos, e icterícia (quando a pele e a parte branca dos olhos ficam amareladas). Quando forem identificados tais sintomas, procurar imediatamente assistência médica”, reforça a Sesap.
A Organização Mundial da Saúde diz que os primeiros casos dessa hepatite misteriosa apareceram no começo de abril na Grã-Bretanha.
Sala de situação do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde instalou uma “Sala de Situação” para monitorar os casos de hepatite de causa desconhecida em investigação no país. Segundo o ministério, a iniciativa tem como objetivo apoiar a investigação de casos da doença notificados em todo Brasil e permitir um levantamento de evidências para identificar as possíveis causas.
“A criação dessa sala de situação é muito importante para monitoramento constante e direcionamento das decisões e ações de forma rápida, coordenada e oportuna”, informou o secretário de Vigilância em Saúde substituto do Ministério da Saúde, Gerson Pereira.
Fonte: G1RN