Um balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nessa terça-feira (22) apontou que o Rio Grande do Norte é o estado do Brasil que mais registrou óbitos por microcefalia no Brasil em 2015. De acordo com os dados apresentados pelo ministério, os dez óbitos registrados no RN só são igualados pela Bahia. O relatório apresenta dados colhidos até o dia 19 de dezembro.
Ainda de acordo com os dados apresentados pelo Ministério da Saúde, as 20 mortes registradas nos dois estados correspondem a metade dos casos de óbitos registrados em todo o país – 40 ao todo. Ainda de acordo com o ministérios já foram registrados 2.782 casos suspeitos de microcefalia no Brasil apenas neste ano.
Nessa sexta-feira (18), o Ministério da Saúde anunciou que o Laboratório Central do RN (Lacen/RN), junto a outros 10 laboratórios estaduais, foi capacitado a realizar o diagnóstico de casos de infecção por Zika. Antes da capacitação, os exames colhidos no estado eram enviados para o Instituto Evandro Chagas, em Belém, no Pará.
A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. A malformação é diagnosticada quando o perímetro da cabeça é igual ou menor do que 32 cm – o esperado é que bebês nascidos após nove meses de gestação tenham pelo menos 34 cm.