Taxa de transmissibilidade em 63 municípios do RN é perigosa — Foto: Reprodução/Lais
Taxa de transmissibilidade em 63 municípios do RN é perigosa — Foto: Reprodução/Lais

No Rio Grande do Norte, depois de muitos dias com queda no número de óbitos, a Secretaria Estadual de Saúde fez um alerta para o risco de uma nova onda da Covid-19 já que a taxa de transmissibilidade está acima de 2 em quase metade das cidades. Na região metropolitana de Natal, tem município com taxa em 5.

Em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, um infectado tem potencial para transmitir o vírus para 5 pessoas. No dia 20 de julho a taxa era de 0.78. O ideal, segundo a Sesap, é que fique abaixo de 1.

Em relação à transmissão da Covid-19, o RN tem 24 municípios em zona segura, quando a taxa de transmissão é menor de 1; dois municípios em zona neutra, com taxa entre 1 e 1,03; 78 municípios em risco, com taxa entre 1,03 e 2; e 63 em zona de perigo, quando a taxa de transmissão é maior que 2.

De acordo com o cientista Ricardo Valentim, membro do Comitê Científico do Estado, a alta taxa de transmissão na cidade pode ser explicada por três motivos: a reabertura precoce do comércio, as aglomerações em filas, em agências bancárias, por exemplo, e o grande fluxo de pessoas no Aeroporto Internacional do estado, que fica em São Gonçalo do Amarante.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *