O Rio Grande do Norte teve, entre os meses de janeiro a abril deste ano, um volume de chuvas 34% acima do esperado para o período, segundo o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
A análise foi divulgada neste domingo (5) pela empresa, após o fechamento dos dados do mês de abril.
Nos primeiros quatro meses do ano, choveu 643,8 milímetros em média no Rio Grande do Norte. O esperado, segundo a Emparn, era 477,8 mm.
As regiões com maiores acumulados entre janeiro e abril foram:
- Oeste Potiguar, com 709,7 mm
- Central Potiguar, com 658,1 mm,
- Leste Potiguar, com 650 mm,
- Agreste Potiguar, com 557,2mm
Abril: 17% acima do esperado
O mês de abril terminou com uma média de chuvas 17% acima do que era esperado, de acordo com a Emparn. O estado fechou o mês com 194 mm de volume acumulado de chuva – acima dos 164,8 mm esperados.
A empresa informou que a média ficou acima em todas as regiões do Rio Grande do Norte, mas que as regiões Agreste, com volumes 36,6% acima da média, e Leste Potiguar, com 25,7%, foram as mais chuvosas do período.
As médias de chuva, por região, foram:
- Agreste Potiguar, com 181,6 mm
- Leste Potiguar, com 246,1 mm
- Oeste Potiguar, com 194 mm
- Central Potiguar, com 154,2 mm
As chuvas acima do esperado culminaram com a sangria de alguns açudes no interior do Rio Grande do Norte, incluindo Gargalheiras, que não sangrava há 13 anos.
A capítal Natal choveu 284,8 mm em média no mês de abril. Outros municípios mais chuvosos no período, por região, foram:
- no Agreste Potiguar – Campo Redondo, com 332,6 mm
- no Oeste Potiguar – Martins, com 345,5 mm.
- no Leste Potiguar – Nísia Floresta, com 255,2 mm, e São Miguel do Gostoso, com 241,8mm.
Segundo o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI) foi o principal sistema de meteorologia causador das chuvas no período.
Ele destacou o aumento aconteceu pela ZCTI “associado ao aquecimento do oceano Atlântico – com temperaturas entre 1ºC e 2°C acima da média – aumentando a umidade que avançou para o território e favoreceu a formação de nuvens de chuvas”.
Maio: qual a previsão?
A previsão para o mês de maio é de continuidade de chuvas em todo território potiguar, segundo a Emparn. O volume mínimo esperado para o estado é de 108,7 mm.
Por região, os volumes esperados são:
- Leste Potiguar- 171,1 mm
- Oeste Potiguar- 101,4 mm
- Agreste Potiguar- 91 mm
- Central Potiguar- 71,5 mm
Previsão da semana
A Emparn também divulgou a previsão do tempo para esta semana:
- Segunda-feira (06/05) – Céu parcialmente nublado com chuvas no Leste potiguar. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.
- Terça-feira (07/05) – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.
- Quarta-feira (08/05) – Céu parcialmente nublado com chuvas no Leste potiguar. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.
- Quinta-feira (09/05) – Céu parcialmente nublado com chuvas na região de Mossoró. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.
- Sexta-feira (10/05) – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.
- Sábado (11/05) – Céu parcialmente nublado com chuvas na região de Mossoró e Vale do Açu. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.
- Domingo (12/05) – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.
Fonte: G1RN