A Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) suspendeu o rodízio de água na Zona Norte de Natal. A medida foi tomada após as recentes chuvas que caíram na capital e fizeram com que o volume da Lagoa de Extremoz, que abastece a região, chegasse a 88% de sua capacidade total.

O rodízio vinha sendo feito desde o início em fevereiro deste ano, quando o nível da lagoa chegou a ficar abaixo de 40%. A Lagoa de Extremoz é responsável por 70% do abastecimento da Zona Norte.

Com a suspensão do rodízio, a população da região passará a ter o abastecimento diariamente. Mas, mesmo com a situação da consolidação do período chuvoso, já esperado para o período, a Caern ressalta que o uso racional da água deve ser permanente.

“Hoje, vivemos uma realidade mundial em que o desperdício de um bem tão precioso é inimaginável”, alerta o superintendente de Operação e Manutenção de Natal da Caern, Lamarcos Teixeira.

Durante todo o tempo em rodízio, a Caern destaca que o apoio da população foi fundamental para superar este momento de crise hídrica na capital. Assim, como as ações de fiscalização e de retomada de poços artesianos pela Companhia.

A Lagoa do Jiqui, responsável por 30% do abastecimento das zonas Sul, Leste e Oeste da capital está, de acordo com o Igarn, com 100% de sua capacidade. Na região, os poços são responsáveis por 70% do fornecimento de água. A companhia reforça a necessidade do uso racional também nestas regiões.

“A capital encontra-se em uma situação mais confortável, mas no Rio Grande do Norte diversas cidades ainda estão em situação de colapso no abastecimento, precisamos ser solidários com esta situação”, reforça Lamarcos Teixeira.

*Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *