Joenia Wapichana, 43, foi a primeira mulher indígena eleita para a Câmara dos Deputados — Foto: Reprodução/Facebook/Joenia Wapichana

A candidata Joenia Batista de Carvalho, a Joenia Wapichana, da Rede, foi eleita neste domingo (7) deputada federal por Roraima. É a primeira vez que uma mulher indígena consegue uma vaga na Câmara dos Deputados – em mais de 190 anos de existência da Casa. Joenia recebeu 8.491 votos com 100% das urnas apuradas.

Advogada e roraimense, ela tem 43 anos e coleciona feitos inéditos. Em 2008 foi primeira advogada indígena da história a se pronunciar no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) durante a homologação que definiu os limites contínuos da Reserva Raposa Serra do Sol.

Também considerada a primeira mulher indígena a se formar em direito no Brasil, em 1997, pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), Joenia adota o nome Wapichana que representa sua etnia. Ela é mestre pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

Em site de financiamento coletivo de sua campanha e em suas redes sociais, as bandeiras defendidas por ela são: direitos coletivos indígenas, luta em prol de mulheres indígenas, desenvolvimento sustentável de Roraima, respeito ao meio ambiente, transparência, ética e combate à corrupção.

Antes de Joenia, o único indígena a obter a vaga na Câmara dos Deputados foi Mário Juruna, do PDT, eleito pelo Rio de Janeiro entre os anos de 1983 e 1987.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *