RÓTULOS –
Recebo uma solicitação no Instagram. Aquela foto pequenina e o nome não ajudam muito. Não sei quem é. Ou será que sei? Melhor dá uma olhadinha nesta solicitação para não aceitar um desconhecido ou, pior, excluir um amigo. Abro seu perfil e leio: antirracista, antifascista, anti… Deu preguiça de ler o resto!
Desgostei de cara. Foi ANTIpatia à primeira lida!
Desculpa a franqueza, mas rótulos não me atraem. Títulos, no geral, são vazios. Podia estar escrito qualquer coisa: antinazista, antibiótico, antifúngico. Não importa! Rótulos vazios… Parece, de cara, autopropaganda forçada. Lembro de, na infância, ouvir repetidas vezes a propaganda das sandálias Havaianas: não deforma, não solta as tiras, não tem cheiro. Marketing perfeito. Usamos até hoje. Só que as tiras… Elas têm soltado sim! Então… Nem sempre o marketing reflete a realidade…
Recordei mamãe me falando:
– Temos 3 personalidades. A que achamos que temos, a que os outros acham que temos e a que realmente temos.
Mamãe errou. Temos mil personalidades. Cada um nos vê de uma forma. É uma troca!
Então, por que gostamos de nos rotular? Ou aos outros? Ou por que aceitamos rótulos? Ou ainda, para que nos impor rótulos?
Tive a curiosidade de bisbilhotar (Que palavra maravilhosa! Fazia tempo que não a usava!) vários perfis para tentar entender se este tipo de “descrição” (os ANTI da vida) era comum. E, pasme, é!
Me bateu a tristeza…
Vi muitos ANTI e poucos A FAVOR e pensei que a ideia de ser “anti” pode parecer, à primeira vista, uma ponte unindo ideais, mas na verdade não passa de um muro, que afasta, maltrata, rotula. Novamente os rótulos…
Rótulos? Ah!, estes foram feitos para medicamentos e produtos de limpeza. Não para nós, que mudamos ao sopro de um vento mais forte, ao sabor da maré, subindo e descendo, rindo e chorando, felizes e tristes… Apresentando a leveza da criança ou sofrendo a dureza da dor ou desesperança. Não merecemos rótulos. Merecemos, sim, palavras de amor e de esperança. Todos nós. Sem rótulos…
Bárbara Seabra – Cirurgiã-dentista e Professora universitária