Acesso ao Instagram foi bloqueado na Rússia. — Foto: Reuters

A Rússia iniciou nesta segunda-feira (14) a restrição ao Instagram, da gigante americana Meta.

Nesta manhã, jornalistas da agência de notícias France Presse disseram que já não era possível atualizar o aplicativo, nem como acessar a página sem uma rede privada virtual (VPN).

O Instagram está agora na lista de sites com “acesso restrito” publicada pela agência reguladora de Telecomunicações do país, a Roskomnadzor. Na mesma situação, estão o Facebook, Twitter e veículos de comunicação críticos ao governo russo.

A Rússia anunciou a decisão de restringir o acesso ao Instagram no sábado (12) como resposta à mudança de política para discurso de ódio da Meta, controladora do Instagram e também das plataformas Facebook e WhatsApp.

Na última sexta-feira (11), a empresa americana mudou temporariamente suas regras para permitir que usuários das redes sociais em alguns países defendam atos de violência contra russos no contexto da guerra na Ucrânia.

A decisão deve ter impactos que vão além da disputa entre o governo russo e a companhia americana, já que o aplicativo é bastante popular no país. A rede social tem 80 milhões de usuários russos, segundo o diretor Adam Mosseri.

De acordo com um comunicado do governo russo, o país deu aos usuários russos 48 horas para transferirem suas fotos e vídeos para outras redes sociais e notificarem seus contatos e clientes.

Os russos usam muito mais o Instagram do que o Facebook, a rede social com mais usuários no mundo, segundo dados da consultoria eMarketer publicados pela agência France Presse.

O Facebook tinha 7,5 milhões naquele país em 2021, o equivalente a 7,3% dos internautas, contra 51 milhões no Instagram.

 

 

 

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *