SALA DAS SENSAÇÕES: UM ESTÍMULO ÀS INCLUSÃO DE PACIENTES COM CÂNCER – Sandra Fernandes da Costa

SALA DAS SENSAÇÕES: UM ESTÍMULO ÀS INCLUSÃO DE PACIENTES COM CÂNCER –

A didática multissensorial é muito bem definida pelo espanhol Miquel Albert Soler (1999) como um método pedagógico para o ensino e aprendizagem que utiliza todos os sentidos humanos possíveis para captar informações do meio que nos rodeia, igualmente válida para alunos com e sem deficiência visual.

O processo de inclusão se inicia ao inserir não apenas o deficiente visual na escola, mas vai além da possibilidade de inserir pessoas com deficiências no convívio comum, é a mudança no pensamento dos alunos e em suas atitudes, é ter o processo de inclusão como algo natural, normal para todos e não um mecanismo aplicado e visto como objeto de estudo pontual.

Sabe-se que crianças e adolescentes aprendem melhor quando as informações são processadas por mais de um sentido ao mesmo tempo. Esse tipo de estímulo multissensorial auxilia no desenvolvimento físico, cognitivo, social, emocional e da linguagem.

Dessa forma, os cinco sentidos (tato, audição, visão, paladar e o olfato) podem atuar como canal de entrada de informações importantes. Partindo de uma perspectiva de inclusão e vivência sensorial, a classe domiciliar da Casa Durval Paiva, apresentou aos alunos que se encontram em tratamento médico, a sala das sensações: uma sala montada com diferentes estímulos, para o aluno percorrer a trilha dos sentidos.

Os materiais que compunham a trilha eram objetos de diferentes formas, texturas e cheiros, além de sons representando um ambiente com a presença de águas correntes, aves e vozes das mães ao fundo. Durante a trilha os estudantes ficaram descalços e com os olhos vendados, visando assim, despertar os sentidos do olfato, tato e audição.

Vendar os participantes foi à forma encontrada para colocar o sujeito e o coletivo em situação de desconhecimento para despertar os demais sentidos pouco estimulados. Em geral, esta ferramenta tem um forte apelo à construção do conhecimento através do uso pleno dos nossos sentidos, o que de certa forma permite uma vivência, na maioria dos casos, marcante.

Considera-se que vivenciar a atividade proposta pelo projeto pedagógico: “Despertando sentidos no mundo das sensações” através da sala das sensações, possibilitou aproximar e trabalhar uma dinâmica de inclusão, por causar nos participantes sensações tanto físicas, quanto emocionais, por isso, é considerada uma ferramenta de extrema relevância.

 

 

Sandra Fernandes da Costa – Coordenadora Pedagógica – Casa Durval Paiva

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

COTAÇÕES DO DIA

  DÓLAR COMERCIAL: R$ 5,7970 DÓLAR TURISMO: R$ 6,0140 EURO: R$ 6,0850 LIBRA: R$ 7,2990…

16 horas ago

Promotores exigem pena máxima para ex-marido de Gisèle Pelicot por dopar e estuprar mulher por anos

Os promotores do caso Gisèle Pelicot pediram a pena máxima para Dominique, o ex-marido da…

16 horas ago

Governo quer incentivar aviação regional com leilão em 2025 e foco no Norte e Nordeste

O g1 apurou que o plano faz parte do programa de concessão aeroportuária em elaboração pelo Ministério…

16 horas ago

Canetas emagrecedoras: um em cada cinco pacientes pode não responder ao tratamento, dizem especialistas

Medicamentos como Ozempic e Wegovy, popularmente conhecidos como "canetas emagrecedoras", ficaram famosas pelos resultados no…

16 horas ago

Fones de ouvido: como fazer uma limpeza completa

Dá um certo "nojinho" quando alguém fala "escuta essa música aqui" e estende o fone de…

16 horas ago

13º salário: parcela única ou 1ª parte devem ser pagas até sexta-feira; veja o que fazer se você não receber

O prazo para o pagamento da parcela única ou da primeira parte do 13º salário se…

16 horas ago

This website uses cookies.