A empresa sul-coreana Samsung retomou o primeiro lugar como fabricante mundial de smartphones, tirando a liderança da Apple, de acordo com um estudo da consultoria IDC. Ambas, no entanto, sofrem pressão cada vez maior de concorrentes chineses.
As dificuldades encaradas pela Samsung com seu Galaxy Note 7 e um novo recorde de vendas do iPhone durante o fim de ano permitiram à Apple retomar temporariamente o primeiro lugar no encerramento de 2016.
Nos três primeiros meses de 2017, por outro lado, a Samsung reconquistou a liderança ao vender 79,2 milhões de smartphones, o que lhe deu 22,8% do mercado, segundo a IDC. Já a Apple vendeu 51,6 milhões de aparelhos e atingiu 14,9% do mercado.
As vendas dos dois líderes de mercado se estagnaram em relação ao ano anterior, enquanto que os três fabricantes chineses Huawei, OPPO e Vivo registraram altas de mais de 20%.
A Huawei ocupa o terceiro posto em nível mundial, com 34,2 milhões de smartphones vendidos, equivalentes a 9,8% do mercado, seguido por OPPO e Vivo, com 7,4% e 5,2% respectivamente.
Se forem consideradas todas as marcas, as vendas mundiais de smartphones registraram uma pequena alta de 4,3% em um ano, com 347,4 milhões de unidades.