A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte abriu 20 leitos exclusivos para ortopedia no Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, Grande Natal, nessa segunda-feira (4).
Os leitos tinham sido anunciados como parte das medidas para desafogar o Hospital Walfredo Gurgel, maior unidade de saúde do estado, no dia 17 de agosto.
A nova estrutura começou a receber pacientes no início da manhã e amplia a capacidade de atendimentos e de realização de cirurgias de alta complexidade, segundo o governo do estado.
Segundo a Secretaria de Saúde, a maior parte dos procedimentos são de emergência.
“Esse é um dia muito importante dentro de todo o esforço que estamos fazendo há alguns anos para reforçar a linha de cuidado da ortopedia”, disse a secretária de Saúde Pública, Lyane Ramalho.
Os novos leitos fazem parte do plano de expansão apresentado pela Sesap ao Ministério Público e ao judiciário para esvaziar os corredores do Walfredo Gurgel.
A próxima etapa é abrir o 5° andar do Walfredo, com mais 15 leitos, dentro dos próximos dois meses, com a contratação de cerca de 50 profissionais, segundo a previsão do estado.
A ação também sinaliza uma mudança no perfil do Deoclécio. Com a nova enfermaria, o hospital chega a 100 leitos e qualifica-se a ser um hospital de alta complexidade junto ao Ministério da Saúde.
Dentro das próximas semanas a Sesap irá encaminhar o pedido de habilitação do hospital, o que representa mais recursos para o financiamento da unidade.