A Copa do Mundo FIFA 2014 ainda não acabou, mas já é possível avaliar o desempenho na área de saúde pública em Natal na fase de maior movimentação na cidade, durante a realização dos quatro jogos. O Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde (CIOCS) fez reunião de avaliação, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, apresentando números de atendimentos considerados baixo diante da magnitude do evento.
Até quarta-feira, o Centro havia registrado 115 atendimentos no Fifa Fan Fest, instalado na praia do Forte, e 244 atendimentos no estádio Arena das Dunas durante os quatro jogos que aconteceram na cidade.
“O nível de atendimento durante esses dias foi baixo e o trabalho realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde envolvida nessas ações recebeu elogio dos representantes do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela dedicação dos profissionais. Natal foi a segunda sede mais bem posicionada em termos de segurança e limpeza do estádio”, destacou Carlos Magnos Oliveira, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS.
O CIOCS está em operação desde 9 de junho concentrando e compartilhando as informações de Vigilância e Atenção a Saúde com o CIOCS Nacional, para apoiar as decisões e monitorar os incidentes relacionados a Saúde durante a Copa. O Centro é composto por profissionais das secretarias de Saúde do estado e do município e do Ministério da Saúde.
A coordenadora do CIOCS na Secretaria Municipal de Saúde, Maria Tereza Holanda, disse que o CIOCS estará ativo até o dia 13 de julho e enviando, diariamente, para o Ministério de Saúde um relatório atualizado com os atendimentos feitos pelo Centro e pelos Núcleos dos hospitais.
“A integração da Secretaria Estadual de Saúde com a Secretaria Municipal Saúde, o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) e a equipe do CIOCS está sendo excelente, os problemas estão sendo todos resolvidos lá mesmo com quase nenhuma remoção, nenhum caso de violência ou doença de notificação compulsória”, comentou Tereza.