A tempestade subtropical “Potira” segue trazendo riscos para a costa de Santa Catarina nesta sexta-feira (23). Segundo o alerta da Defesa Civil do Estado, há chance de ressaca e risco de moderado a alto para desastres na costa catarinense. As ondas podem chegar até 3 metros de altura.

Na faixa do Litoral, pancadas de chuva podem ocorrer com poucas aberturas de sol. Na Serra, o amanhecer teve registro de geada. O tempo firme predomina nas demais regiões. As temperaturas máximas chegam aos 30º no Oeste e 21º na Serra. Nas outras regiões, as marcas variam entre 22ºC e 26ºC.

No sábado (24), a tempestade se afasta e o sol predomina na maioria das regiões. Os termômetros ficam entre 19ºC e 28ºC. De acordo com a Defesa Civil, o mar ainda segue agitado, com ondas de até 2,5 metros. Há chance de chuva no Oeste.

Já no domingo (25), o avanço de uma frente fria favorece o aumento de nuvens e pancadas de chuva. O dia começa com temperaturas baixas, perto dos 9ºC na Serra catarinense. No entanto, ao longo do dia os termômetros alcançam os 27ºC no Litoral.

Mau tempo

A tempestade que atinge o estado está na região Sudeste do país a cerca de 450 quilômetros do Rio do Janeiro. Além de Santa Catarina, o vento forte provoca as ondas e tem impacto em toda a costa Sul do Brasil, de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, ao Chuí, no Rio Grande do Sul.

A tempestade foi batizada como “Potira” pela Marinha do Brasil. O meteorologista da NSC Leandro Puchalski afirma que o fenômeno ocorre quando um ciclone tropical ou subtropical alcança a classificação de uma tempestade, com rajadas de vento acima de 80 km/h.

Por conta do fenômeno, a Marinha do Brasil fechou os canais de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes, no Litoral Norte catarinense ainda na quarta-feira (21). A interrupção dos serviços pode trazer impacto econômico. Não há previsão de retorno à normalidade.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *