A sétima edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI) será realizada a partir da próxima segunda-feira (13). Assim como em edições anteriores, a ação ocorre simultaneamente em todo o Brasil. Um dos destaques da ação é a possibilidade de capacitação de forma gratuita. O objetivo do evento é orientar o empresário para melhorar a gestão e a lucratividade do negócio.
O Sebrae no Rio Grande do Norte estima que serão abertas cerca de mil vagas em todo o estado durante a mobilização para aperfeiçoamento na gestão do negócio. São palestras e oficinas nas áreas de finanças, vendas, administração, planejamento e compras que ajudam o MEI a melhorar a empresa. -O mutirão é considerado o evento do país voltado para essa categoria jurídica, que envolve os negócios que faturam até R$ 60 mil por ano.
A Semana do MEI é destinada especialmente aos MEI. No entanto, qualquer pessoa com potencial empreendedor pode participar de toda a programação. Os interessados devem se inscrever previamente ligando gratuitamente para a Central de Relacionamento do Sebrae, através do telefone 0800 570 0800.
Até o ano passado, o esforço do Sebrae estava direcionado para a formalização dos MEI. Mas hoje essa categoria de empresas já representam mais da metade das empresas optantes do Simples Nacional no RN.
Atualmente, o Rio Grande do Norte possui 65,7 mil microempreendedores registrados. No Brasil, o número chega a aproximadamente 5 milhões. “Agora, queremos que esses negócios cresçam e os empreendedoresm melhorem a gestão da empresa”, explica a coordenadora estadual da Semana do MEI, Ruth Maia.