Investidores, incubadoras, startups já consolidadas e um público interessado no empreendedorismo digital puderam discutir juntos o cenário e as tendências do ecossistema desse tipo de negócios com o Sebrae Startup Day. Trata-se de uma mobilização nacional promovida pelo Sebrae para fortalecer e estimular o desenvolvimento de startups. O evento ocorreu simultaneamente em 45 cidades brasileiras na quinta-feira. Em Natal, o evento reuniu na sede da Instituição 366 pessoas, entre empreendedores, desenvolvedores/programadores, estudantes, designers, investidores anjo, aceleradoras e incubadoras, analisando as oportunidades, as dificuldades e os desafios do mercado.
Na capital potiguar, a programação foi elaborada para contemplar as startups em todos os estágios, desde aqueles empreendedores que têm uma ideia e não sabem como começar até os projetos já consolidados em busca de investidores. A proposta foi gerar interação e troca de experiência entre empreendedores em diferentes graus para fortalecer o segmento. Essas pessoas tiveram a oportunidade de ter contato com a experiência Sebrae de atendimento às startups, estratégia que é chamada de SebraeLikeaBoss. Atualmente o Sebrae no Rio Grande do Norte atende a cerca de 100 startups, entre as em estágio embrionário até as graduadas pelas incubadoras.
Nacionalmente, em 2015 foram atendidas 855 startups, número que subiu 40% em 2016. Em quatro anos, desde 2013, a quantidade de startups atendidas pelo Sebrae em todo o país cresceu nove vezes (de 130 para 1,2 mil). De acordo com o banco de dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) existem hoje 4.185 startups cadastradas no país – número que cresceu 30% entre 2015 e 2016, mesmo na crise.