Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica (SVE), divulga uma cartilha de alerta à população sobre a prevenção ao zika vírus, em especial á mulher em idade fértil, gestantes, recém-nascidos e recém-nascidos com microcefalia.

A chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica, Aline Bezerra, explica que a cartilha pretende orientar e informar a população sobre o papel frente a redução dos focos do Aedes aegypti, causador do zika vírus. Ela recomenda que para informações seguras, as pessoas devem utilizar sites de referência oficiais como o do Ministério da Saúde ou da Prefeitura Municipal do Natal.

“É importante que a população atente para os cuidados na proteção que a cartilha recomenda e também manter prevenção do meio ambiente, evitando o acúmulo de água parada, criadouros de mosquitos”.

A cartilha traz algumas orientações de prevenção: utilize telas em janelas e portas; faça uso contínuo de roupas compridas – calças e blusas – e se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas; fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

A SMS orienta a população a ficar alerta e observar o aparecimento de sinais e sintomas de infecção por vírus zika (manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados e febre). Caso esses sintomas apareça, deve se procurar imediatamente um serviço de saúde para atendimento. Em caso de febre e dor, use acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona; não tome qualquer outra medicação sem orientação médica; informe-se sobre planejamento reprodutivo e métodos contraceptivos nas unidades básicas de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *