Os estabelecimentos participantes se comprometem a criar versões exclusivas de entradas, pratos principais, drinks ou sobremesas, que terão valores fixos para cada categoria e girando em torno de 25% a 30% abaixo do tradicional. Porções de degustação destas criações também serão comercializadas a preços populares, em um verdadeiro tour gastronômico pelos espaços que foram batizados de Pontos do Sabor.
“Acreditamos na importância de oferecer um cardápio exclusivo durante o evento para que o visitante seja convidado a saborear uma novidade do seu restaurante favorito ou surpreendido por um novo espaço que escolheu conhecer”, resumiu Juçara Figueiredo, que também assina a produção do festival.
Oficinas e workshops ministrados por talentos da culinária local também farão parte da programação. Oficinas de marketing digital para bares e restaurantes e fotografia de alimentos também serão ofertados de forma gratuita a moradores, turistas e profissionais da área.
Outra atração será a Arena Gastronômica Saberes e Sabores, que funcionará aos finais de semana, com barracas de comidinhas, produtores locais e com a Ecofeira da Pipa, em espaço aberto ao público. Uma importante marca do festival é o movimento Km0, idealizado por Ernesto Lacarino. Ele está baseado no conceito de consumir do que é próximo e local, incentivando assim uma gastronomia mais sustentável e consciente. A Arena ainda conta com atrações musicais e manifestações artísticas.