Ônibus em ponto de parada do transporte público em Natal — Foto: Sandro Menezes/Governo do RN

Cinco linhas de ônibus deixaram de circular nos últimos dias no bairro das Rocas, na Zona Leste de Natal, surpreendendo os moradores e usuários do transporte público da região. As linhas que tiveram o itinerário encurtado são as de número 46, 51, 52, 54 e 56.

A decisão para retirada da linhas foi tomada pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos do RN (Seturn) de modo unilateral. Isso é o que alega a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), que disse que não participou da decisão.

Atualmente, apenas a linha 37 passa pelo bairro. Com isso, o terminal de ônibus das Rocas está sem atividades. Na manhã desta terça-feira (4) houve uma reunião entre os representantes das empresas, da prefeitura e vereadores. Mas nada ficou resolvido.

A falta dos veículos na localidade tem prejudicado o dia a dia dos moradores do bairro das Rocas, que estão precisando se deslocar até a Ribeira para conseguir ter acesso a um ônibus. Eles alegam que sequer foram avisados pelas empresas das mudanças.

A reportagem do g1 questionou à STTU se as empresas podem ser multadas por não cumprirem o itinerário, mas não recebeu resposta até a atualização mais recente desta reportagem.

O Seturn disse que que o sistema está financeiramente colapsado e que, diante do cenário atual, é necessário reduzir horários e alterar trajetos de algumas linhas.

“Agora em maio, nós teremos o reajuste dos motoristas, teremos também o aumento do óleo diesel e a não temos a definição de quanto custa. A prefeitura contratou um estudo para população. E nós não temos acesso ao custo do serviço. Se a prefeitura não trouxer esse custo para o debate público, haverá um risco de colapso, porque já dissemos, e a prefeitura sabe disso internamente, que o custo do serviço é muito superior ao que se arrecada”, alegou o coordenador jurídico do Seturn, Augusto Maranhão Filho.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *