Bernie Sanders durante discurso aos seus apoiadores, em 3 de fevereiro de 2020 — Foto: Kerem Yucel / AFP
Bernie Sanders durante discurso aos seus apoiadores, em 3 de fevereiro de 2020 — Foto: Kerem Yucel / AFP

A votação em Iowa que iniciou, na segunda-feira (3), o processo de escolha do Partido Democrata para a eleição presidencial nos Estados Unidos terminou em fiasco, após indefinições e atrasos na publicação oficial dos resultados. Entretanto, ao menos dois pré-candidatos, Bernie Sanders e Pete Buttigieg, anunciaram vantagem, com base em dados não oficiais e parciais.

Outros pré-candidatos também deram declarações. Elizabeth Warren afirmou que essa é uma disputa longa, Amy Klobuchar disse que ela conseguiu um resultado acima do esperado e Joe Biden declarou que sairá de Iowa com seu quinhão de delegados.

Atraso nos resultados

Os eleitores se reuniram para começar a escolher, às 19h (22h em Brasília) de segunda-feira (3), quem será o adversário de Donald Trump no pleito presidencial deste ano. Mas não havia resultado até a manhã desta terça-feira (4).

O Partido Democrata atribuiu o atraso a “checagens de qualidade”. Uma fonte do partido afirmou à rede CNN que o resultado deve ser divulgado “em algum momento” da terça-feira (4).

Canto da vitória

Em uma rede social, o pré-candidato Pete Buttigieg afirmou que Iowa “chocou a nação” e que, por todos os indícios, a sua candidatura vai vitoriosa para a segunda rodada de prévias.

Já Sanders discursou para seus simpatizantes e afirmou que tinha um “bom pressentimento” de que iria “muito, muito bem” em Iowa”.
“Hoje marca o início do fim para Donald Trump”, disse o senador de 78 anos, que em 2016 foi derrotado em Iowa por Hillary Clinton.
Mas à medida que a espera aumentava, outros pré-candidatos também afirmaram ter superado as expectativas. “Estou confiante”, disse Biden, que previu uma votação “apertada”.

A senadora Amy Klobuchar também estava otimista: “Sabemos que há atrasos, mas sabemos de uma coisa, estamos acima do esperado”.

Os dados de Sanders mostram Klobuchar em quinto lugar, com 10,93%.

Integridade do sistema

O aplicativo que o Partido Democrata encomendou para tabular os resultados não foi testado no estado inteiro de Iowa, de acordo com pessoas ouvidas pelo “The New York Times”.

A tecnologia foi desenvolvida rapidamente nos últimos dois meses, de acordo com as fontes ouvidas pelo jornal.

Não houve invasão de hackers ou fraude, disse uma porta-voz do Partido Democrata, Mandy McClure.

A situação embaraçosa em Iowa acontece no momento em que funcionários do governo americano estão sob pressão para demonstrar a integridade do sistema de votação do país depois de 2016, quando a Rússia foi acusada de interferir nas eleições presidenciais em um esforço para ajudar Trump a derrotar Clinton.

Houve mais de 1.600 assembleias de eleitores, e o Partido Democrata de Iowa ordenou mais controles depois de detectar “inconsistências” no registro de resultados.

A campanha de Biden enviou uma carta ao presidente do Partido Democrata de Iowa, Troy Price, na qual reclamou de “falhas consideráveis”.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *