A secretaria municipal de Mobilidade Urbana (Semob) faz hoje, depois de receber o relatório dos 30 fiscais que trabalharam nas ruas de Natal, uma avaliação sobre o impacto da greve do sistema de transporte coletivo no dia santificado de Corpus Christi, no horário anterior e posterior ao jogo Japão x Grécia, penúltimo dos quatros jogos da Copa do Mundo em Natal. “Eu não posso aferir, agora, se os ônibus funcionaram 100%, porque de repente podiam ser retirados no decorrer do dia”, disse ontem o secretário adjunto de Transportes, Clodoaldo Trindade Cabral.
Mas a Semob já trabalha com a hipótese de que a maioria da frota da seis empresas concessionárias do serviço de transporte coletivo entrou em circulação. “Nós temos a informação de que 86% dos ônibus saíram da garagem empresa Conceição”, afirmou Clodoaldo Trindade, que no começo da noite estava na esquina da avenida Prudente de Morais com a rua Miguel Castro, orientando o trabalho dos agentes da Semob em relação aos cadeirantes e outros portadores de deficiência que tentavam se deslocar até o estádio Arena das Dunas.
O guarda de trânsito Tiago Barreto havia dobrado a jornada de trabalho para orientar o trânsito de veículos no entorno do estádio Arena das Dunas, mas por volta das três horas, já estava de pé fiscalizando a saída dos ônibus da empresa Guanabara, que, segundo ele, obedeceu a orientação judicial de colocar 100% dos ônibus em circulação nos dias de jogos da Copa do Mundo em Natal.