Num momento de mais uma explosão de violência nas grandes cidades, em que debates ao redor da conduta policial, desigualdade social e mesmo de costumes sobre a legalização das drogas, em especial da maconha, se tornam essenciais para se medir os próximos passos realmente efetivos no combate à violência no Brasil. Por isso o Senado Federal abriu uma consulta pública a respeito da descriminalização da maconha para uso próprio. A consulta permite que a população emita sua opinião enquanto a matéria tramita no Senado.
Alguns primeiros passos já foram dados a respeito de tão complexo e extenso tema, como a aprovação, por parte da Anvisa, do primeiro registro de um remédio à base de maconha no Brasil.
Ainda assim, o debate ao redor da descriminalização da maconha é muito mais amplo, envolvendo desde a possibilidade de arrecadação de impostos e reinvestimento em saúde, por exemplo, até a própria guerra ao tráfico, que diariamente mata tantos civis e policiais, e que efetivamente não traz resultado positivo algum para a população como um todo.
A consulta do Senado, até a publicação desse post, já tinha passado dos 100 mil votos, com vasta maioria favorável à descriminalização.
Fonte: Hypeness.com